5 de out. de 2011

Diagnóstico do Alto Rio Grande é apresentado em reunião pública

Reunião pública em Baependi.
O diagnóstico preliminar dos Afluentes Mineiros do Alto Rio Grande foi apresentado no dia 28 de setembro, numa reunião pública em Baependi. O relatório foi disponibilizado pelo consórcio para avaliação na sexta-feira, dia 02 de setembro. Durante a assembléia do Comitê, ocorrida no município de Itutinga, foram feitas várias considerações sobre seu conteúdo e nesta reunião, além da plenária do GD1, a sociedade teve oportunidade de debater o Plano Diretor.
Assim, dentre as questões levantadas em ambas ocasiões, destaca-se a abrangência do território da unidade de planjemento Alto Rio Grande, que teria mudado de 33 para apenas 32 municípios. No documento, o mapa não representa devidamente o território do município de Bom Sucesso na Bacia e a localização do Consórcio AHE Funil.
Apresentação do diagnóstico na reunião do
CBH-GD1 em Itutinga.
Também foram comentados os conflitos de uso da água. Apesar da grande quantidade de dados levantados no relatório, com uma ampla caracterização geográfica, ambiental e social da região, ainda há necessidade de aprofundar os dados sobre a quantidade de água disponível, a demanda, os usos e passivos ambientais.
A reunião pública proporcionou abertura para diversas contribuições dos atores sociais da região, aproximando e confrontando as informações contidas no diagnóstico da realidade que estes vivenciam diariamente. A partir destas informações o conteúdo do relatório será aprimorado e os trabalhos continuam com a elaboração do prognóstico, que consistem em formular tendências sobre demandas hídricas futuras, identificando potencialidades de restrições e conflitos. No final desta fase outra reunião será organizada, desta vez na cidade de Madre de Deus, com data a definir.

O diagnóstico está disponível para download neste blog, é só clicar!


Nenhum comentário: