19 de set. de 2011

Diagnóstico do Alto Rio Grande é apresentado à população


A primeira reunião pública do Plano Diretor de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia do Alto Rio Grande (PDRH-GD1) acontecerá no dia 28 de setembro, a partir de 13h30, na Câmara de Vereadores de Baependi. O evento é organizado pelo Consórcio Ecoplan-Lume-Skill e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), com apoio do GD1, e visa apresentar o Diagnóstico Preliminar para que a sociedade dos 33 municípios que compõem o Alto Rio Grande contribua com o documento.

O PDRH é um instrumento de planejamento, que define metas e cenários, de forma a subsidiar a gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos de uma bacia. Através dos estudos físicos e sócio-econômicos da região, busca orientar ações prioritárias para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade disponível de água, contribuindo assim para estruturar o gerenciamento integrado de recursos hídricos.

A elaboração do plano está em consonância com a Lei Federal nº. 9.433 de 08 de janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, e de acordo com a Lei Estadual nº. 13.699, de 29 de janeiro de 1999, que estabelece a finalidade de fundamentar e orientar a implementação de programas e projetos aos Planos Diretores de Recursos Hídricos de bacias Hidrográficas.

Após a aprovação desta fase de diagnóstico, haverá ainda as fases do Prognóstico, que traça tendências sobre demandas hídricas futuras, identificando potencialidades de restrições e conflitos de água e do Plano de Ação, como o próprio nome diz, recomenda formas de atuação sobre a realidade estudada anteriormente, as diretrizes para implementação dos instrumentos de gestão e a proposta de um arranjo institucional da bacia.

Nenhum comentário: