6 de jul. de 2011

GD1 representa os comitês no COPAM no próximo triênio



Representantes dos comitês se reuniram na sexta feira, 17 de junho, para definir os responsáveis por acompanhar a Unidade Regional Colegiada do Conselho Estadual de Política Ambiental (URC-COPAM) do Sul de Minas, durante o triênio 2011/2013. Participaram o Comitê de Bacia Hidrográfica Alto Rio Grande (CBH-GD-1), o Mogi/Pardo (GD-6), o Médio Rio Grande (GD-7) e o Sapucaí (GD-5).
Os comitês tem direito a uma vaga dentro do COPAM, contudo, a regional Sul de Minas abrange oito unidades de gestão, por isso a vaga foi dividida entre três CBH´s. Cada comitê terá direito à representatividade durante um dos três anos de mandato. Durante este período, haverá um revezamento entre representantes dos segmentos Poder Público Municipal, Sociedade Civil e Usuários.
O Alto Rio Grande (GD1) ficará responsável pelo acompanhamento durante o ano de 2012. Os conselheiros indicados para o revezamento serão Paulo Carvalho (Usuários), Carlos Wagner Alvarenga (Sociedade Civil) e Gustavo Alvarenga (Poder Público Municipal).

De acordo com Carlos Wagner Alvarenga, representante titular pelo GD1, “cabe ao Conselho – ao COPAM – promover os atos concretos das políticas ambientais do Estado, no que tange a regularização ambiental e a aplicação de penalidades”. Portanto, é essencial que o trabalho nas primeiras instâncias, Unidades Regionais Colegiadas, se realize em  consonância com a atuação dos comitês. Esta relação foi questionada durante a reunião, assim como a relação no âmbito do Fórum Mineiro de Comitês.

Outras informações
  • Para compensar emissões, empresa Natura financia projetos de redução ou remoção de carbono.  Acesse: www.natura.net/carbono. 
  • Aberto prêmio COFEHIDRO, voltado para iniciativas de melhoria da gestão dos recursos hídricos do estado de São Paulo. Mais aqui.  
  • Aberto edital para captação de propostas de projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, 2011/2012, pela parceria Cemig e Fapemig. , até as 17 horas do dia 12 de agosto. Mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário: