6 de jul. de 2011

Comitês devem se inserir em plano de ação do governo

O GD1 participou de uma reunião, no dia 30 de junho, que decidiu a inserção dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) na elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). A reunião foi organizada pelo Fórum Mineiro de Comitês em cooperação com o IGAM, com o objetivo de viabilizar a construção de uma proposta conjunta para os 36 CBH’s e discutir a alocação de recursos do FHIDRO, levando-se em conta os territórios e a realidade das bacias hidrográficas. 

“Várias formas de distribuição dos recursos foram discutidas e o IGAM conta com o apoio dos Comitês para que sejam  definidos os critérios de distribuição dos recursos”, afirmou Paulo Roberto Carvalho, representante do Alto Rio Grande. Ele  ressalta ainda que foi apresentada, pelo GD1, uma proposta de garantir no mínimo 50% do valor a ser dividido igualitariamente entre os Comitês, para aplicação em projetos por eles aprovados, e o restante de acordo com os projetos mais amplos. A sugestão será discutida através de um grupo de trabalho, criado para conduzir esta negociação junto ao IGAM.

As propostas dos comitês podem ser apresentadas ao IGAM até o dia 30 de julho e deverão orientar os projetos desenvolvidos, possibilitando maior integração entre eles. Assim, a aplicação dos recursos do Fhidro, que possui um saldo de 35 a 50 milhões previsto para 2012, deverá seguir os critérios discutidos.

Nenhum comentário: